Serena


No oco fundo da floresta, silêncio de igarapés, dormia tranquila e lesta, coroada de cipós, a rainha soberana, feiticeira, sinuosa, senhora dos igapós. E os cabelos muito negros boiavam silenciosos, acompanhando suaves o sereno respirar-se da serena calma, calma...
O índio tonto chegou perto, encantado e boquiaberto, quando viu a moça rara, pele nua, pele lua, ai tonto, se enamorara, e agora pisava, tímido, a margem de espelho d'água, tocando de leve os dedos nos dedos que se faziam por trás da lâmina clara.
Os olhos enevoados do índio estavam grudados no rosto impassível, diáfanos olhos, boca infalível, da imagem que se deitava, serena, se espreguiçava, e abria os dois diamantes.
Ou seriam esmeraldas? Ou seriam pedras d'água? Que eram aqueles poços tão frios, e tão amenos, tão frios e silenciosos, como o ar dos igapós? Senhora sentada, agora, os diamantes despertos, claros, límpidos, abertos, para o índio apareciam, parados, paralisados...
Para aquele índio fadado a ficar ali. Agora, devagar, mas num crescendo, a água qu'era antes lisa, se enrugava, estremecia, numa suave harmonia, encrespando, enlanguescendo, qual canto do uirapurú. Senhora nem respirava, seus lábios nem se mexiam, e a música, só, vibrava. Nos pulmões e nos ouvidos do índio desesperado. E num agudo espalmado do fundo escuro do rio, o canto bateu com força no coração, já sombrio, do índio tão sem fortuna. Senhora lançou-se ao fundo, tão rápido nem se via, um beijo frio da águas, tocando o índio nos pés, quebrou a paralisia. Mas o índio, condenado, se lançou, como enlaçado, pr'o fundo dos igapés.
Num canto de alarme louco, lá gritava a araraúna.


7 comentários:

Darshany L. disse...

andre, sei que não é o tipo de comentário que você esperava, mas esse texto me lembrou muito aquela novela alma gêmea.

desculpa.

Darshany L. disse...

auhhuahuahuauha
tinha serena sim, e passou tem uns 3 anos.
uhahauhuahuuhahuauhauhauhuah

você é ótimo, estou rindo eternamente com seu comentário.

uhahuahahahaa

Rafael Abreu: disse...

adorei.
(quero colocar seu blog como favorito no meu, comé que faço?)

bia de barros disse...

nheh, me lembrou o tronco do ipê mesmo. só meio mais delirante, sinistro... dá até pra acreditar ter sido essa hipnose que traiu narciso. lindo.
*;

Flora disse...

Concodo com a Darsh,me fez lembrar demais a novela alma gêmea...
Harry,seu noveleiro...
beijitos

Rafael Abreu: disse...

O texto que você falou que tava no meu blog tá aqui agora:
www.dialogosuniversitarios.com.br
na página de entrada: "O prosador."

Andre Luiz disse...

A Rede Globo é tão poderosa, mas tão poderosa, que pelo jeito até na minha cabeça tem censor, e eu nem sabia, minha gente.